sábado, 27 de agosto de 2011

Dia Mundial Sem Carro,

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado mundialmente no dia 22 de setembro, é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e dos problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados. A data tem se consolidado por várias iniciativas e intervenções criativas, promovendo reflexões sobre o hábito de consumir e usar mal os automóveis, além de fomentar novas propostas aos poderes públicos.

A Rede Nossa São Paulo, que está no quinto ano consecutivo de mobilização, busca justamente juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Ano passado, em parceria com a Comissão de Transportes da Câmara, a Rede promoveu diversos seminários que resultaram em um documento com diretrizes para um Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis. Tal proposta foi aprovada na Câmara Municipal de São Paulo, por unanimidade, o que resultou no direcionamento de R$ 15 milhões para o Orçamento 2011 para elaboração de estudos sobre plano.

Neste ano, inaugurando a Semana da Mobilidade, o grupo de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo e o Coletivo do Dia Mundial Sem Carro, que reúne diversas entidades e organizações, convida para dois grandes eventos:

- 16/9, das 9h30 às 12h30 - Seminário "A mobilidade urbana e os modais não motorizados - pedestres/ciclistas". Local: Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista. O evento dá continuidade à série sobre “Mobilidade e Transporte Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade” realizados no primeiro semestre deste ano”. O objetivo, agora, é tratar do tema fazendo uma avaliação e balanço sobre a atual situação das vias e calçadas da cidade, a sinalização para os pedestres e ciclistas, levando em conta a situação das pessoas com deficiência e idosos e comparando o Plano de Metas e os indicadores. Entre os debatedores estarão: Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Sérgio Faria, consultor de inclusão e coordenador de projetos de TI da Accenture; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade; Patrícia Gejer, analista de segurança viária do CESVI Brasil e representante do Movimento Chega de Acidentes.

- 21/9, das 10h às 12h30, Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana. Local: Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista. Será a quinta edição da pesquisa, inédita e realizada exclusivamente pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo. Os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo são abordados, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.
Eventos gratuitos. Faça sua inscrição com Andrea Magri, pelo e-mail andrea@isps.org.br

Convidamos tod@s para que participem e a
companhem a programação completa de todas as entidades envolvidas na Semana da Mobilidade pela página da Rede Nossa São Paulo!

Agradecemos a atenção,

Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo
GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo e
do Coletivo DMSC 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário