domingo, 6 de maio de 2012

Com base restrita nas regras da heráldica… por Marco Antonio Stanojev Pereira

. Com base restrita nas regras da heráldica…
 por Marco Antonio Stanojev Pereira

Quatro Distritos formam a área urbana administrada pela Subprefeitura de Itaquera, são eles, José Bonifácio, Cidade Lider, Parque do Carmo e Itaquera.

Com base restrita nas regras da heráldica internacional, constituímos os escudos de armas dos quatro distritos que formam a área sob jurisdição da Subprefeitura de Itaquera, de modo que possam ser apreciados e discutidos, a fim de serem utilizados na representação de cada localidade.

Naturalmente sugestões sobre a inclusão ou supressão de outros símbolos deverão surgir, os quais receberemos de bom grado e, conforme a argumentação heráldica, serão apreciados.

Junto aos escudos, segue a referida Descrição Heráldica, instruindo sobre o significado de cada símbolo utilizado na constituição das Armas. 





Distrito de Itaquera - Descrição Heráldica

 5 escudetes distribuídos em seu corpo, onde cada cor, representa um continente, representando a população que forma Itaquera.

Chefe, em esmalte blau onde em seu Cantão destro e sinistro está o sol e a lua, respectivamente, que indicam que o brasão é considerado com força e poder permanentes, de dia e noite, para todo o sempre. Indica ainda que esta sujeito a um poder mais alto, celestial. No alto, um escudete em ouro com linhas onduladas cravadas em prata e esmalte azul, representando os rios que cortam a região

Sobre o campo em ouro, no Flanco direito ou destro, assenta um escudete blau com um castelo de pedra aberto em ouro, que representa as primeiras fundações de Itaquera

No coração ou centro do escudo, um escudete em gules, representando as vitórias alcançadas pela nossa gente com uma árvore em ouro, representando as nossas matas e florestas locais.

No Flanco esquerdo, um escudete em sinopla, e um cruzeiro em ouro, ambos representando a fé em Deus.

Contra chefe em prata com um escudete em sable, representando firmeza e obediência, com um leão rampante em ouro, que representa a nobreza, a constância e o poder.

Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Bairro ou distrito de Itaquera.

Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se, em ouro, a legenda Itaquera, no centro.



Distrito do Conj. José Bonifácio - Descrição Heráldica

Sobre um campo em blau filetado em ouro, no coração, dois leões rampantes em combate, um em prata e outro em ouro, representando as lutas travadas pelas minorias na construção e conquistas de sua identidade.

Em chefe, apartando os leões, ao mesmo tempo sendo elevada em glória, uma Cruz de Lorena em ouro, símbolo das minorias fiéis à verdade e justiça, que na hora do abandono geral, agarram-se a fé e partem para uma epopéia de resistência e superação. Atravessam inúmeros obstáculos e provações, sem recursos humanos de qualquer espécie, mas com fé na Providência, que no fim da batalha, as glorifica com a vitória, que de início e para os incrédulos, afigurava-se como humanamente inviável.

Em contra chefe, um castelo aberto, em ouro, representando os edifícios do maior conjunto habitacional das Américas.

Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Bairro ou distrito de José Bonifácio.

Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se nas extremidades, em ouro, a legenda “Virtus Unita Fortius Agit” (A união faz a força). E no Centro, em blau a legenda José Bonifácio.



Distrito da Cidade Lider - Descrição Heráldica

No Chefe, sobre um campo em gules, um castelo aberto em ouro representando o empreendimento que na década de 1940 deu origem ao Bairro.

Sobre o campo em blau, no Flanco destro e sinistro se assenta duas cornetas em ouro, representando a força, dignidade e tenacidade nos propósitos, clamando a todas às pessoas, na dianteira e retaguarda social, económica e política o engajamento na construção do futuro.

No Coração, em linhas cruzantes em ouro, representando a convergência e a diversidade dos caminhos, se assenta um leão rampante em gules segurando uma espada em sinopla apontando para a frente, enquanto olha a retaguarda, representando a persistência na esperança e a coragem na constante defesa da justiça.

No Contrachefe, em campo em gules, um resplendor em ouro e prata com um escudete em blau contendo 5 estrelas em ouro, representando a constelação do cruzeiro do sul.

 Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Bairro ou distrito da Cidade Lider.

Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se nas extremidades, em ouro, a legenda “A Deo lex, a rege lex” (A Lei vem de Deus, a Lei vem do Rei). E no Centro, em blau a legenda Cidade Lider.



Distrito do Parque do Carmo - Descrição Heráldica

Sobre um campo em blau, no Cantão destro do Chefe, um cruzeiro em ouro evocando a história da formação do Distrito com a presença dos Carmelitas no século XVIII.

No Cantão sinistro do Chefe, em campo sinopla uma árvore em ouro, representando a maior riqueza da região, o conjunto ecológico do Parque do Carmo.

No Cantão destro do Contrachefe, em sinopla, um edifício em ouro com as janelas e a fumaça em prata, representando o desenvolvimento industrial na região.

 No Cantão sinistro do Contrachefe, em campo blau, linhas onduladas em prata, representando os vários rios e nascentes presentes na região.

Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Bairro ou distrito do Parque do Carmo.

Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se nas extremidades, em ouro, a legenda “Fide in Brasilia” (Fé no Brasil). E no Centro, em blau a legenda Parque do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário