quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LESTE DE SÃO PAULO: UM FÓRUM PROJETANDO SEU FUTURO

LESTE DE SÃO PAULO: UM FÓRUM PROJETANDO SEU FUTURO
O início do ano é sempre o momento para pensar em mudanças que busquem melhorias para nossas famílias e comunidades. Se quisermos melhorias gerais para as pessoas que moram na cidade de São Paulo desejamos ainda mais para as que estão mais distantes de alcançar direitos da cidadania. A cidade de São Paulo reconhecidamente desigual faz com que os aproximados 4 milhões da zona leste estejam entre estes.
A origem do Fórum e suas principais lutas
Para melhorar as condições desta população através do desenvolvimento econômico e social com políticas públicas que estimulem a geração de oportunidades, empregos e renda, que melhorem as condições sanitárias e de moradia, de transporte, segurança, saúde e educação entre outros direitos é que foi fundado, em novembro de 1999, o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste.
Desde lá, o FDZL tem participado ativamente junto com o movimento social da região da articulação de propostas e das principais mobilizações voltadas ao desenvolvimento local, entre elas: a luta pela Fatec Zona Leste em espaço originalmente destinado à construção de um “cadeião”; a luta pela implantação da USP na Zona Leste; pela ampliação da Avenida Radia Leste estendida até Guaianazes; a luta pela extensão e ligação Norte/Sul da Avenida Jacu-Pêssego além da luta por incentivos fiscais para a fixação de empresas na região; pela aprovação e implementação da Lei de Operação Urbana Rio Verde-Jacu e luta para que todas as intervenções urbanísticas fossem combinadas com projetos de habitação popular que assegurassem, por exemplo, moradias dignas para as famílias afetadas pelas grandes obras viárias.
Os ativistas do Fórum participaram ainda ativamente das discussões e trabalhos que resultaram na elaboração do Plano Diretor do Município de São Paulo e, em especial, dos Planos Regionais Estratégicos das Subprefeituras da zona leste, concluídos em 2004.
As lutas mais recentes
Se a história do FDZL é marcada por mobilizações e articulações em políticas públicas as ações mais recentes estão marcadas pela expansão da oferta de vagas no Ensino Superior Público com a luta consorciada com outros movimentos para a instalação de uma universidade federal na região em antigo prédio da Gazarra que indicada como à ser comprada pela municipalidade conforme consta no Orçamento Municipal de 2011.
Um estádio e a abertura da Copa em 2014
Entre as mobilizações mais recentes do Fórum, não poderia deixar de ser citada a que resultou na elaboração da proposta para que já fossem incluídas no Orçamento de 2011, as intervenções urbanísticas que preparem a região para a construção do Estádio do Corinthians que deverá abrir a Copa do Mundo em 2014. Vários diretores e ativistas do FDZL defenderam estes investimentos e entregaram formalmente este pedido na Audiência Pública da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana, realizada no final de 2010.
Universidade pública e desenvolvimento local
As lideranças do Fórum consideram que para o desenvolvimento da região é imprescindível que haja este seja permeado e subsidiado com investimento científico e tecnológico com o envolvimento das universidades, principalmente as públicas. Por esta razão, o Fórum entregou, em 2007, uma proposta para que a USP criasse um Laboratório de Políticas Públicas na região. Vista com simpatia pela reitoria à época a iniciativa permitiu maior aproximação entre a universidade e a comunidade local. Com objetivo semelhante, em 2010, o Fórum encaminhou para a UNIFESP, um projeto para a instalação de um Observatório da Zona Leste e Alto-Tietê. Nesta proposta, pretende-se o envolvimento de pesquisadores tanto da Unifesp Guarulhos como da futura unidade em Itaquera, no estudo dos problemas econômicos, sociais e ambientais da região, na perspectiva da busca de soluções, em conjunto com as organizações e Poder Público com representação local.


Reunidos

Nossa Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário