sexta-feira, 10 de junho de 2011

População escolherá prioridades para atuação dos vereadores de São Paulo

Sob o slogan “Uma troca justa: você dá a sua opinião e recebe de volta uma cidade melhor”, campanha “Você no Parlamento” é lançada. Consulta pública começa na próxima quarta (15/6)
Airton Goes airton@isps.org.br
A Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo lançaram nesta quinta-feira (9/6) a campanha “Você no Parlamento”, que contempla a realização de uma ampla consulta pública para que a própria população escolha as prioridades de atuação do poder público.
No evento, ocorrido no Salão Nobre da Câmara, representantes da sociedade civil e integrantes do Legislativo paulistano convidaram todos os moradores da cidade a responderem o questionário da consulta pública, que estará disponível a partir da próxima quarta-feira (15/6) no site www.vocenoparlamento.org.br.
A campanha “Você no Parlamento” terá duração de dois meses – entre 15/6 e 15/8 –, e o resultado da pesquisa será tabulada pelo Instituto Ibope e entregue a cada um dos 55 vereadores na segunda quinzena de setembro. “A ideia é fazer com que os moradores de São Paulo escolham as prioridades para que o Legislativo foque sua atuação”, explicou Maurício Broinizi, coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo.
Broinizi informou que, a partir do dia 15, o questionário da consulta também estará disponível em todos os telecentros e nas 31 subprefeituras da cidade. “Além disso, todas as empresas, entidades sociais, escolas e outras organizações que quiserem participar desta grande experiência de democracia participativa poderão colocar o banner da campanha em seus sites e portais”, convidou.
Márcia Cavallari, do Instituto Ibope, antecipou que, dependendo do número de questionários respondidos, a consulta pública possibilitará o levantamento das principais prioridades de cada região da cidade. “Quanto mais pessoas responderem, melhor será o resultado”, estimulou.
Composta por 29 questões e 18 temas importantes para a qualidade de vida dos paulistanos – entre os quais saúde, educação, meio ambiente, habitação e cultura –, a consulta pública tem como base os Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município – IRBEM.
O presidente da Mesa Diretora da Câmara, José Police Neto (sem partido), destacou que os resultados da consulta pública poderão servir para a elaboração de projetos de lei, apresentação de emendas ao orçamento da cidade e fiscalização do trabalho da prefeitura. “Nosso esforço é para que a voz da população tenha concretude no parlamento.”
Police Neto anunciou que a campanha “Você no Parlamento” será uma das iniciativas que o Legislativo paulistano irá apresentar na próxima reunião do Parlamento Metropolitano – grupo que reúne as câmaras municipais de 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. “Vamos divulgar esta ideia."
A exemplaridade da iniciativa também foi realçada por Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo. “Esse evento [o lançamento da campanha Você no Parlamento] é um marco, um avanço na democracia participativa na cidade de São Paulo." Segundo ele, a proposta será levada para a Rede Brasileira e a Rede Latino-Americana por Cidades Justas e Sustentáveis. 
Estimulado por Grajew, o presidente da OAB São Paulo, Luiz Flavio Borges D'Urso, que participou do evento, se comprometeu a enviar o questionário, por e-mail, para ser respondido pelos quase 150 mil filiados da OAB na capital paulista. O dirigente da OAB-SP elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e da Rede Nossa São Paulo.
Clique aqui para ver a apresentação Você no Parlamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário