sábado, 7 de janeiro de 2012

Conta Salário também para funcionários públicos

Por Cinderela Caldeira
Antes apenas restrita aos funcionários da iniciativa privada, a conta salário passou a ser um direito dos servidores públicos desde o dia 2 de janeiro
A partir de agora todos podem receber em salário no seu banco de origem e transferir para a instituição bancária de sua preferência, sem pagar pelas taxas de operação. Esta operação é chamada de portabilidade.
De acordo com as Resoluções 3.402/2006 e 3.424/2006 , do Banco Central do Brasil, o funcionário público não será mais obrigado a utilizar os serviços do banco conveniado ao órgão em que trabalha. O salário pode continuar a ser creditado no banco atual, mas será possível solicitar a transferência, para o banco de preferência do servidor.
Quem tiver interesse em usufruir da conta salário deve procurar a agência na qual recebe seu salário e informar para qual banco quer que o dinheiro passe a ser transferido.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Banco do Brasil (BB), o cliente que desejar alterar a instituição financeira para o recebimento de seu salário precisa ir até a agência onde recebe o salário e apresentar solicitação por escrito, informando os dados da conta do banco de destino.
O cliente interessado na portabilidade não é obrigado a encerrar a conta corrente. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do BB, o cliente que possui cartão de crédito ou empréstimo com o banco também pode aderir a portabilidade, mantendo sua conta-corrente e operações ativas com o banco.
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, esclarece que, a partir do momento em que o pedido for feito de forma escrita ao banco com a informação da conta em que o salário deve ser creditado, a mudança tem que ser realizada em até cinco dias úteis após a solicitação do cliente. Para tirar dúvidas ou fazer alguma reclamação, o usuário deverá dirigir-se a uma das unidades de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Pelo site é possível verificar o endereço dos postos de atendimento.
O Banco do Brasil colocou à disposição, na internet, informações sobre a conta salário, na forma de pergunta e resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário