quinta-feira, 10 de novembro de 2011

INTELIGÊNCIA

INTELIGÊNCIA
Nascemos para atingirmos o êxtase. a felicidade suprema, é nosso direito de nascença.  Ficam preocupadas com aquilo que os outros possuem e começam a correr atrás dessas coisas. Nunca olham para dentro, nunca procuram em suas própias casas. Uma pessoa inteligente irá começar sua busca a partir de seu ser interior. Este será o ponto de partida de sua exploração, porque, a menos que eu saiba o que está dentro de mim como poderei sair procurando mundo afora?
Omundo é tão vasto. E aqueles que olharam para dentro encontraram imediatamente aquilo que procuravam. Não é uma questão de progresso gradual, é um fenômeno súbito, uma iluminação repentina.
Escutei esta história - "RABIA E A CHARADA DA AGULHA PERDIDA"
Ouvi falar de uma grande mística sufi, chamada Rabia. Uma certa tarde as pessoas a encontraram sentada na estrada procurando algo. Eles perguntaram - "O que voce está procurando?" Rabia disse - "Essa pergunta é irrelevante, eu estou procurando. Se voce puder me ajudar me ajude." Eles riram e disseram: Rabia voce ficou maluca? Voce diz que nossa pergunta é irrelevante, mas, se não soubermos o que voce procura, como poderemos ajudá-la?"
Rabia disse: "Está bem. Apenas para satisfazê-los, estou procurando minha agulha , perdi minha agulha."
Eles começaram a procurar com ela, mas logo se deram conta de que a estrada era muito grande e uma agulha era algo muito pequeno.
Então perguntaram a Rabia: "Você poderia nos dizer exatamente onde a perdeu? Do contrario será dificil, pois a estrada é grande e podemos ficar procurando eternamente. Onde você a perdeu?"

Rabia disse: "Vocês estão novamente fazendo uma pergunta irrelevante. O que isso têm a ver com minha busca?"
Eles pararam: "Você certamente ficou louca!"
Rabia disse: "Está bem. Apenas para satisfazê-los, perdi a agulha em minha casa."
Perguntaram: "Então por que você está procurando aqui?"
E dizem que Rabia respondeu "Porque aqui há luz e lá dentro está escuro."
O sol estava se pondo e ainda havia claridade na estrada.Esta parábola é muito significativa. Você já se perguntou o que está procurando?
já meditou profundamentesobre o que está procurando? Mesmo que em alguns momentos vagos, momentos de sonhos, você tenha alguma vaga noção daquilo que procura, essa noção nunca é precisa , nunca é exata. Você ainda não definiu o que procura. Se você tentar definir,quanto mais definida ficar, mais você ira sentir que não hã necessidade de buscar. A procura pode em um estado de semiconsciência, em um estado de sonho: quando as coisas não estão claras
Você deve simplesmente continua procurando. Levado por algum impeto interno, há uma coisa que você sabe: precisa procurar. Está é uma necessidade interna. Mas você não sabe o que está procurando.
E, a menos que saiba o que está procurando, como você pode encontrá-lo? É algo vago - você pensa nisso em termos de dinheiro, de poder, de prestígio, de respeitabilidade. Mas quando você vê pessoas são respeitaveis, que são poderosas, elas também estão procurando. Então você vê pessoas muito ricas, e também estão procurando. Até o fim de suas vidas, elas procuram. Então riqueza e poder não irão ajudar. A procura continua, não importa o que você tenha.
A procura deve ser por algo completamente diverso. Esses nomes, esses rótulos - dinheiro, poder, prestígio - servem apenas para satisfazer sua mente.Estão ai para ajuda-lo a sentir que você está procurando algo. Esse "algo" continua muito indefinido, é uma sensação vaga

A primeira coisa para aquele que verdadeiramente procura, é definir a procura: formular um conceito claramente definido dela, do que é.Trazê-la para fora desse estado de uma consciência que dorme. Olhar para ela diretamente, encará-la.Imediatamente começará a ocorrer uma transformação. Se voce começar a definir sua procura, você começará a perder interesse na procura. Quanto mais definida ela se tornar, menos estará presente. Uma vez que se saiba claramente o que é, subitamente ela irá desaparecer. Ela existe apenas quando voce não está atento.
ELA EXISTE APENAS QUANDO VOCE NÃO ESTÁ ATENTO!
Sim Rábia estava certa. Dentro não há luz. E como não há luz e nenhuma consciência dentro, é claro que voce continua a procurar do lado de fora, porque é onde PARECE SER MAIS CLARO. Nossos sentidos são todos voltados para fora, audição (para dentro e para fora), paladar?(não acontece na lingua né?) ouseja todos os cinco sentidos se movem para fora. Voce começa a procurar lá onde pode sentir tocar - a luz dos sentidos existe do lado de fora. E aquele que procura está do lado de dentro
Essa dicotomia precisa ser entendida. Aquele que procura está dentro, mas, porque a luz está do lado de fora, o que procura começa a se mover de forma ambiciosa, tentando encontrar algo externo que o preencha.
ISTO NUNCA IRÁ ACONTECER. NUNCA ACONTECEU. Não pode acontecer dentro da natureza das coisas porque, a menos que voce esteja procurando aquele que procura, sua busca não terá sentido. A menos que você passe a saber quem voce é, tudo que você busca é fútil, porque voce não conhece aquele que procura. Sem conhece-lo como voce poderá se mover na dimensão certa, na direção certa? É impossivel. As primeiras coisas devemser pensadas em primeiro lugar.
Se toda a procura houver parado e voce súbitamente perceber que agora só há uma coisa a saber - "Quem é este que procura em mim? O que é esta energia que deseja procurar? Quem sou eu? - então haverá uam transformação. Todos os valores mudam súbitamente. Voce começa a se mover para dentro.
Então Rabia não está mais sentada na estrada procurando uma agulha que está perdida na escuridão interna da alma de cada um. Uma vez que voce comece a se mover para dentro, no principio é tudo muito escuro, muito escuro porque durante muitas vidas seguidas voce nunca esteve dentro, seus olhos sempre focalizaram o mundo externo. Veja bem saia na luz externa do seu quintal por exemplo e entre no seu quarto às escuras é tudo muito escuro né, mas na medida que seus olhos se habituam o escuro deixa de se-lo pois as pupilas relaxam e o escuro aos poucos desaparecem. Há mais luz, seus olhos estão se adaptando.
Durante muitas vidas, voce esteve do lado de fora, no sol quente, no mundo, então quando se volta para o interior, voce se esqueceu completamente de como rejustar seus olhos. A meditação nada mais é que um reajuste de sua visão. E se voce continuar olhando para dentro, gradualmente, lentamente, irá sentir uma linda luz dentro. Mas não uma luz agressiva, não ofusca, não cega, é muito tranquila. Não é quente, é muito compassiva, é calmante, é um bálsamo, é mais Luz da Lua do que luz do sol.
Aos poucos,quando tiver se adaptado à Luz Interior, verá que voce é a própia fonte. "AQUELE QUE PROCURA É AQUILO QUE É PROCURADO". Então verá que o tesouro está dentro de voce e que o problema era que voce estava procurando por ele do lado de fora. Estava procurando em algum lugar fora e, no entanto, ele SEMPRE ESTEVE DENTRO DE VOCE. Voce estava procurando em uma direção errada, só isso.
Bem estes são princípios que contem ensinamentos, e sei que será útil a aquele que chegou até aqui, pois este realmente quer e sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário