quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Philosophia Perennis


Compilado e livremente adaptado por Carlos  Alberto S. Soares 

Philosophia Perennis - a frase foi cunhada por Leibnitz mas a coisa - a metafisica que reconhece uma. Divina Realidade substancial· ao mundo das coisas, vidas e mentes; a psicologia que encontra na alma algo similar 0u mesmo idêntico à Divina Realidade; a ética que coloca a finalidade do homem no conhecimento da Base imanente e trans­cendente de todo o ser - a coisa é imemorial e universal
ALDOUS HUXLEY
Esta brilhante seqüência de citações manifesta a mensagem transmitida por místicos, líderes religiosos, f1lósofos, poetas, escrito­res ...
A mensagem da Filosofia Perene ...
A tradição é uma e única. Sua manifestação é que assume formas diferentes, mas todas convergindo para a unicidade do Todo.
Sim, a unicidade do Todo é confirmada pelos pensamentos daque­les a quem foi dada a centelha do gênio, da revelação, e que nos transmitiram seus deslumbrantes lampejos ...
Abrirei minha boca em parábolas; publicarei coisas ocultas desde a Criação. Mateus 13:35)
Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passa­rão. (Lucas 21:33)
Porque ...
Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto. viverá. (João II :25)
Eu sou o caminho, a Verdade. e a Vida. (João 14:6) Eu sou o pão vivo que desci do céu. (João 6:41)
O que crê em mim, do seu ventre
correrão rios de água viva. (João 7: 38)
No principio  era· o Verbo, e'o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.. Todas as coisas foram feitas por ele; e nada do que foi feito, foi feito sem ele.
Nele estava a Vida e a Vida era a luz dos Homens.
E a luz resplandeceu nas trevas, mas as trevas não a compreen­deram.
Era a luz verdadeira que ilumina a todo homem que vem a este mundo.
Veio para o que era seu e os seus não o receberam.
Mas a todos que o receberam e creram em seu nome, deu ele o poder de se fazerem filhos de Deus;
que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de Verdade; e nós vimos a sua glória como de filho Unigênito do Pai. (João I)
Eu celebro a mim mesmo, e canto a mim mesmo, E o que eu assumir, tu também assumirás,
Pois cada átomo que me pertence também pertence a ti. (Whit­man)
Somos Deuses e nos esquecemos disso. (Blavatsky)
A imagem de Deus é encontrada, essencial e individualmente, em toda a humanidade. Cada um a possui completa, inteira e indivisa, e todos juntos não são mais do que apenas um. Desta forma. todos somos unos, intimamente unidos, em nossa ima­gem eterna, que é a imagem de Deus e a fonte em nós de toda a vida. Nossa essência e nossa vida estão ligadas a ele sem me­diação como sua causa eterna. (Rluysbroeck)
Sei que há somente um Deus vivente, verdadeiro e infinito, criador e mantenedor de todas as coisas, visíveis e invisíveis, cuja essência está difundida em todo o universo e cuja mente e consciência constitui a alma do Homem (Credo Rosacruz)
Eu sou o poeta do corpo e o poeta da alma,
Os prazeres do céu estão em mim e as dores do inferno estão
"em mim.
O primeiro eu cultivo e alimento em mim mesmo, o segundo eu traduzo para uma nova língua. (Whitman)
Eu creio que uma folha de grama não é inferior à grande jornada das estrelas.
E que a formiga é igualmente perfeita, e um grão de areia. e o ovo de u,m passarinho-
E a árvore' é uma obra-prima do Altíssimo,
E a fruta silvestre rasteira adornaria os salões dos céus,
E a menor articulação da minha mão envergonharia a mais per­feita máquina,
E a vaca ruminando, com a cabeça pendida, supera qualquer
  estátua,                                .
E um rato é milagre suficiente para tontear sextilhões de infiéis. (Whitman)




,
"
Eu fiz uma só obra, e todos vós estais por isso maravilhados ... (João 7:21)
Eu sinto que esta tarde está me vendo. que esta serenidade está me vendo,
Que o momento da criação está me vendo neste instante dolo­roso de sossego em mim mesmo-
Oh, criação, que estás me vendo ... beija-me os olhos. afaga-me os cabelos para eu dormir. ('Vinicius de Moraes)
Por quê deveria eu desejar ver Deus melhor do que este dia? Eu vejo alguma coisa de Deus em cada hora das vinte e quatro, e em cada momento.
No rosto dos homens e das mulheres eu v'ejo Deus, e no meu próprio rosto no espelho.
Eu encontro cartas de Deus caídas na rua, e cada uma assinada com o nome de Deus..
E eu as deixo onde estão, pois sei que, não importa aonde eu vá,
Outras virão ... infalivelmente ... eternamente. (Whitman)
Eu sou o grito perdido no primeiro vazio à procura de um Deus que é o vazio ele mesmo! (Vinícills de Moraes)
Mas ....
Somos Deuses e nos esquecemos disso. (Blavatsky) Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses. (Templo de Delfos).
Tu não me conheces a mim, nem a meu Pai. Se me conheces­ses, certamente conhecerias também a meu Pai. (João 8:19) Porque assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim tam­bém deu ele ao Filho ter a vida em si mesmo. (João 5:26)
Não crês que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim'
As palavras que eu te digo, não as digo de mim mesmo; mas o Pai que está em mim, esse é que faz as obras. (João 14:10)
Deus e eu somos unos em conhecimento. (Eckhart)
Eu não rogo somente por eles, mas rogo também por aqueles que hão de crer em mim por meio da sua palavra; para que eles sejam todos um, como tu, Pai, o és em mim, e eu em ti; para que também eles sejam um em nós ... Eu estou neles, e tu estás em mim, para que eles sejam consumados na unidade. (João 17:20/3)
A pessoa mais simples, que na sua integridade adora Deus, toma-se Deus. (Emerson)
Dentro do Homem está a alma do Todo; o silêncio sábio, a beleza universal com a qual todas as partes e partículas se rela­cionam; o eterno UNO. (Emerson)
Eu estou sentado nesta pedra. Eu. em cima, ela. embaixo. Mas a pedra também pode dizer "E U" e pensar': "Eu estou aqui e ele sentado em cima de mim?" Surgiu, então, a pergunta: "Sou aquele que está sentado na pedra, ou sou a pedra na qual ele está sentado?" Mais. tarde. encontrei a resposta: a pedra era, e ao mesmo tempo encerrava, o mistério insondável do SER, a quinta-essência do espírito. Vi que nisso residia. obscuramente, meu parentesco com a pedra. Tanto na coisa morta como no ser vivo existia a natureza divina. (Jung)
O espírito a.ssopra onde quer; e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde 'ele vem nem para onde vai. (João3:8)
O homem é um rio cuja nascente está: oculta.' Nosso SE R está sempre fluindo para dentró de. nós. de onde não sabemos. (Emerson)
E podes estar certo de que ...
Aquilo que realmente é para ti. gravita para ti. Crê. como crês na tua vida. que todos os sons que forem emitidos por este globo a fora. que tu deves ouvir. vibrarão nos teus ouvidos. E isto porque o coração que está dentro de ti é o coração de to­dos: não existe nenhuma válvula. nenhuma parede. nenhuma interseção na natureza. mas um só sangue que flui ininterrup­lamente. uma circulacão interminável. através de todos os ho­mens: assim como tóda a água do planeta constitui um único mar. e. na verdade. seu fluxo é um só. (Emerson)
Por isso diz a ciência dos homens que ...
O universo começa a parecer mais um grande pensamento do que uma grande máquina. (5ir James Jean)
E assim ...
Em verdade te digo que tudo que ligares na terra terá sido li­gado no céu. e tudo que desligares na terra terá: sido desligado no céu . .I.\[Mateus18:18)
Em toda conversa en.tre duas pessoas referência tácita é feita a uma terceira parte. a uma natureza comum. Essa terceira parte. ou natureza comum, não é social: é impessoal, é Deus. (Emer­son)
Por isso ...
Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles (Mateus 18:20)
E...
O meu preceito é este: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este - de dar a própria vida por seus amigos. (João 15:/2/3)
Tu és o sal da terra; e se o sal for insípido. com que se há de salgar? (Mateus 5:3)
"Não se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador. para que dê luz a todos que estão em casa. Assim resplandeça a tua luz diante dos homens para que vejam as tuas obras. (Mateus 5:15/6)
BEM AVENTURADOS OS QUE SOFREM PERSEGUI­çÃO POR CAUSA DA JUSTIÇA. PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS. (Mateus 5:/0)
BEM AVENTURADOS SOIS VÓS. QUANDO VOS IN­JURIAREM E PERSEGUIREM, E MENTINDO. FALA­REM TODO MAL COTRA VÓS POR MINHA CAUSA. (Mateus 5:11 ) 
O espírito da verdade. o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece. Mas tu o conhecerás, porque ele ficará con­tigo e estará em ti. (João 14:/7)
Mas... 
A natureza dessas revelações é sempre a mesma. São percep­ções da Lei Absoluta, são soluções para as perguntas da alma. Elas não respondem às perguntas que o intelecto formula. A alma nunca responde em palavras. mas através da coisa em si.acerca de que se pergunta. (Emerson)
Essas perguntas que ansíamos formular sobre o futuro são uma confissãu de pecado. Deus não tem respostas para elas.nenhuma resposta em palavras pode esclarecer dúvidas sobre coi­sas. Não se trata de um arbitrário "decreto de Deus", mas na própria natureza do Homem há um véu que encobre os fatos do amanhã; pois a alma não nos permitirá ler qualquer outro có­digo que não seja o de causa e efeito. (Emerson)
E...
Em verdade eu te digo que. até que o céu e a terra passem. nem um jota nem um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cum­prido. (Mateus 5:1'8)
Eis uma das maiores asneiras do mundo! Quando a nossa sorte adoece (freqüentemente pelos excessos dó nosso comporta­mento). culpamos o sol. a lua e as estrelas dos nossos desastres:
Como se fõssemos vilões por necessidade: loucos por compul­são celeste; velhacos. ladrões e traidores por conjunção das es­feras; bêbados. mentirosos e adúlteros por obediência forçada a influências planetárias: e tudo que fazemos de mal por imposi­ção divina. Que admirável1 escapatória do homem devasso. res­ponsabilizar por sua lascivia, uma estrela! (5hakespeare)
Não está em nossas estrelas, mas em nós mesmos. a culpa de sermos inferiores! (5hakespeare)
Temos de aprender, pouco a pouco. que aquilo a que denomi­namos' destino não vem de fora, mas sim de nós próprios. Por não terem absorvido o seu destino quando este exclusivamente lhes pertencia, e por não se terem transformado ao seu contato. é que tantos homens não o reconhecem ... O destino parece -­lhes, então, tão estranho que, na sua perturbação. crêem que Ihes aparece pela primeira vez. (Rainer Maria Rilke)              "
Nenhum alçapão, nenhuma armadilha nos ameaça. Nada temos a recear.
Fomos colocados na vida por ser a vida o elemento que" mais nos convém, a tal ponto que, se permanecêssemos calmos, mal' nos distinguiríamos do que nos cerca. Não temos nenhuma razão para desconfiar do universo, porque ele não nos é contrá­rio. Se existem terrores. esses terrores são os nossos; se há abismos, são os nossos abismos ... Todos os dragões da nossa existência são, talvez, princesas que esperam Ver-nos belos e audazes. um dia. Todas as coisas assustadoras não são mais, talvez. do que coisas indefesas que esperam que as socorramos. (Rainer Maria Rilke)
Mas ...
Com que rapides a Natureza se revolta quando o ouro se torna seu objeto, e a VIrtude busca remuneração " E a mente que enri­quece ocorpo. (5hakespeare)
Homem, oh. orgulhoso Homem, vestido numa  fugaz e pequena autoridade, ignorante daquilo de que tem mais certeza. como um macaco furioso faz coisas tão fantásticas perante o céu que provoca lágrimas nos anjos' (5hakespeare)
BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO.  PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.(Mateus 5:3)
E...


BEM AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO, PORQUE ELES VERÃO A DEUS (Mateus5:8)


POIS

Aquele que nunca se livrou dos desejos pode ver apenas o que é visivel. ( Lao Tze)
Me dê aquele homem que não é esvravo da paixão e eu o levarei no fundo domeu coração. (Shakespeare)




. ~
BEM AVENTURADOS OS MANSOS. PORQUE ELES HERDARÃO A TERRA. (Mateus 5:5)
Permanece em silêncio. e ele te falará: fala. e ele emudecerá. (Youg-chia Ta-shih)
Se  quiseres saber o que Deus fala. "entra no teu armário e fecha a porta". como disse Jesus. Deus não se manifesta aos covardes. O Homem tem que se ouvir com coragem. e se afastar das palavras de devocãu dos 0utros. As preces de terceiros lhe são perniciosas. até que ele tenha encontradu a sua própria prrece. (Emerson)
É a alma que percebe e revela a verdade. Pelo mesmo fogo. sereno. impessoal. perfeito. que queima até dissolver todas as coisas em ondas e vagas de um oceano de luz - nos vemos e nos conhecemos uns aos outros  e sabemos de que espírito cada qual é feito. (Emerson)
\Vemos o mund0 parte a parte. como o sol. a lua. o animal. a arvore mas o todo. de que todas essas coisas são partes bri­Ihantes. é a alma. (Emerson)
Quando a alma respira através do intelecto. é Gênio: quando respira através da vontade. é Virtude: quando flui através do afeto. é Amor' (Emerson)
Ante a grande revelação da alma. o Tempo. o Espaço e a Natu­reza se encolhem e desaparecem. (Emerson)
E...
As coisas que hoje consideramos fixas e imutáveis se despren­derão. uma a uma. da nossa e,xperiência. e. quais frutas madu­ras. tombarão. (Emerson)
Portanto ....
Não julgueis segundo as aparências ... (João 7:24)
Pois ...
Uma vez chegados ao nível atômico.. o mundo objetivo do es­paço e do tempo deixa de existir. e os símbolos matemáticos da fisica teórica referem-se meramente a possibilidades. não a fa­tos. (Wemer Heisenberg)
Essas equações nada dizem sobre massas em movimento: ape­nas regulam o comportamento de campos muito abstratos. em muitos casos certamente imateriais. freqüentemente tão sutis como a raiz quadrada de uma possibilidade. (Henry Margenau) No mundo 'da física. a vida cotidiana nos é apresentada como um diagrama de sombra. A sombra do meu cotovelo se apoia na sombra de uma mesa. assim como a sombra da tinta corre sobre a sombra de um papel. (Sir Arthur Eddington)
Nada na terra é real. Há somente aparências. (Herrnes Trisme­gistos )
A vida é uma sombra errante ... (Shakespeare)
E...
Assim como a ilusória realidade de tal visao se desvaneceu. hão.. do mesmo. modo. de esvair-se as torres que se elevam às nuvens. os palacios soberbos. os templos e até o próprio globo com quanto nele existe. Nós somos feitos do mesmo estofo dos sonhos. e a nossa vida está envolta num sonho. (Shakespeare)
O mundo foi criado pela  palavra de Deus. de maneira que o. que se vê foi feito de coisas que não se vêem. (Paulo)
E ...
Quando as Dez mil  coisas forem vistas na sua unidade. retornaremos à origem e permaneceremos onde sempre estive mos.
                                                (Sen TSeh)               \
E. se alguém ouvir as minhas palavras e não acreditar, eu não o julgarei. porque não vim para julgar. mas para salvar o mundo. Porque eu não falei de mim mesmo mas o Pai que me enviou é o mesmo que me prescreveu. pelo seu mandamento. o que devo dizer e o. que devo falar .
E eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. (Joãol:47/50) Em verdade eu te digo que se o grão que cai na terra não mor­rer. fica só. mas se ele morrer. produz muito fruto. O que ama a vida a perderá: e o que odeia a vida neste mundo a conser­vará para a vida eterna. (João /2:24/5)
Um pouco e já não me Veras: outra vez um pouco, e me verás. (João 16:/6)


MAS
Destrói este Templo e eu o levantarei em três dias. (João 2:19) E quando eu for Ievantado da terra. todos os homens atrairei a mim. (João 12:32)
Por isso ...
Quanto a ti. MORTE. e tu. amargo abraço de mortalidade, é inútil tentarem me alarmar.
E quanto a ti, CA DA VER. eu te considero bom adubo. e isso. não me choca o.
Pois sinto a fragrância doce das rosas brancas crescendo;
Eu toco seus lábios de pétalas e acaricio os seios polidos dos melões.
E quanto a ti. VI DA, eu acho que és o remanescente de muitas mortes (sem dúvida eu mesmo já morri dez mil v-ezes antes).
Eu vos ouço sussurrar. Oh. estrelas dos céus, Oh, sóis, Oh. grama das sepulturas.
Oh. perpétuas transmutações e promoções.
Se vós não dizeis nada. como posso eu dizer alguma coisa~ Eu me elevo da lua, eu me elevo da noite.
Eu me lego ao pó para nascer da grama que eu amo.
Se me quiseres, procura-me debaixo da sola das tuas botas. Tu mal saberás quem eu sou. ou o que significo;
Contudo. eu te farei bem.
E filtrarei e darei fibra ao teu sangue..
Se. a princípio. nos desencontrarmos. nâo desanimes. Se não me achares aqui. procura-me ali;
Em algum lugar estarei esperando por ti.. (Whitman)
N\a senda do desenvolvimento do teu espírito. quando estiveres integrado na harmonia universal. vibrando uníssono. com as es­feras. sentindo a pulsação cósmica dos astros onde habitam ou­tras humanidades. terás descerrado o ÚLTli\IO VÉU DE ÍSiS.
E...
O resto é silêncio. (Shakespeare)
Ainda por um pauco de tempo estou contigo. e depois vou para aquele que me enviou. Uoão 7:33)
Eu tenha ainda muitas coisas que te dizer. mas tu não as podes suportar. Quando vier. porém. aquele Espírito da Verdade. ele te ensinará todas as verdades ... (João 16:12/13)



Nenhum comentário:

Postar um comentário