segunda-feira, 28 de março de 2011

Ministro declara - Brasil caminha bem na preparação para a Copa do Mundo de 2014, em resposta a Blatter . Via - Reuters- Marcelle Ribeiro

GENEBRA, Suíça - O atraso nas obras para a Copa de 2014 já preocupa a Fifa. O presidente da entidade, Joseph Blatter, mandou um recado curto e grosso nesta segunda-feira, avisando que os preparativos precisam ser acelerados.
- Eu gostaria de dizer para meus colegas brasileiros que a Copa de 2014 é amanhã. Os brasileiros acham que ela vai ser depois de amanhã. As coisas não estão avançando muito rápido.
Blatter comparou a situação brasileira com a da África do Sul, sede da Copa de 2010, e ainda fez uma ameaça:
- Se o Brasil continuar assim não teremos jogos da Copa das Confederações no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Se compararamos com a África do Sul três anos antes da Copa do Mundo, o Brasil não passou a África nos preparativos.
O presidente da Fifa ainda acrescentou que, por conta de discussões políticas, ainda não se sabe onde será o sorteio dos grupos das Eliminatórias, originalmente marcado para o Rio de Janeiro, em julho.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SÃO PAULO - O ministro dos Esportes, Orlando Silva, afirmou em São Paulo, antes de almoçar com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que o Brasil caminha bem na preparação para a Copa do Mundo de 2014. O ministro respondeu às críticas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que mais cedo afirmou que 'a Copa do Mundo é amanhã' e que o Brasil está mais atrasado do que África do Sul estava a três anos dos jogos.
- Vou convidar o presidente da Fifa para vir ao Brasil conhecer detalhadamente a preparação do país e tenho certeza que ele ficará muito seguro de que o Brasil realizará um grande Mundial - disse o ministro.
Orlando Silva afirmou que dez dos doze estádios do país estão com obras a pleno vapor.
- Temos confiança de que a maior parte desses estádios será entregue à Fifa no prazo pactuado com eles - disse.
Silva afirmou que São Paulo merece uma atenção especial devido ao desejo de muitos de que a cidade sedie a abertura da Copa. No entanto, na opinião dele, o empenho do prefeito Gilberto Kassab, do governador Geraldo Alckmin, do Corinthians e de grandes empresários lhe transmite segurança de que a capital também terá 'uma boa solução para o estádio'.
Silva disse que tem confiança que a situação financeira para a construção do estádio do Corinthians, em Itaquera, está sendo bem conduzida. Ele falou também sobre Natal, outra cidade que preocupa. De acordo com ministro, as obras do estádio devem começar em breve, já que a licitação foi concluída em março.
O ministro afirmou que a própria presidente Dilma Roussef já entrou em contato com alguns governadores e prefeitos cobrando que os prazos das obras para a Copa sejam cumpridos religiosamente e disse que entende a ansiedade e preocupação da Fifa. No entanto, falando sobre as dificuldades que estariam emperrando as obras, o ministro disse que muitas cidades não tinham projetos concretos.
- Quando começamos a debater sobre os investimentos da Copa, percebemos que muitas cidades tinham conceitos, ideias de intervenções, que poderiam ser feitas, mas não tinham projetos concretos. A elaboração de projetos, demora um tempo e isso repercutiu no prazo da execução - afirmou Silva.
Questionado sobre uma possível intervenção da Fifa, anunciada por Blatter, caso as obras não sejam aceleradas, Orlando Silva disse que Blatter terá confiança no Brasil quando vier ao país, o que deve acontecer ainda neste semestre. Silva afirmou que a Fifa está muito bem informada sobre o estágio de preparação do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário