sexta-feira, 4 de março de 2011

Nova Espécie de peixe é descoberta na Bacia Amazonica

Uma nova espécie de peixe foi descoberta durante expedições realizadas na bacia amazônica por pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). As informações são da Agência de Comunicação do MPEG.
O peixe foi coletado durante expedição realizada no igarapé Curuá, afluente do rio Amazonas, no Pará, na Estação Ecológica Grão Pará.
“É um peixe muito pequeno, que foi coletado quase no fim dos trabalhos no igarapé. Devido ao seu tamanho, acreditamos ser uma espécie difícil de ser encontrada, tanto que só conseguimos coletar um único individuo” relata Wolmar Wosiacki.
Wolmar é pesquisador e curador da coleção ictiológica do MPEG. A descoberta da espécie foi divulgada em um artigo na revista Revista Zootaxa em janeiro de 2011, publicada por Walmar, Luciano Montag, professor da Universidade Federal do Pará, e Daniel Coutinho, do Programa de Pós-Graduação em Zoologia.
A espécie foi identificada com o nome científico Stenolicmus ix.
Esta espécie de peixe se difere das outras pelo comprimento dos barbilhões (filamento olfativo ou gustativo) nasais e maxilares; pelo padrão de coloração da região dorsal do tronco e pelos olhos e comprimento da cabeça proporcionalmente grandes, entre outras características descritas no artigo.
Habitat – A nova espécie foi coletada com uma peneira nas cabeceiras do Rio Curuá (PA) e, com ele, outras quinze espécies foram observadas.
Segundo os autores do artigo, não é possível afirmar o tipo de ambiente utilizado pelo peixe, porque não foram realizadas observações das espécies em seu habitat natural.
No entanto, pode-se sugerir uma associação a ambientes arenosos considerando o fato de que a maioria das espécies próximas à descrita são associados a este tipo de ambiente. (Fonte: A Crítica/AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário