sábado, 24 de março de 2012

3º Abraço ao Terreno da Unifesp na Zona Leste



O Movimento em Prol da Instalação da Universidade Federal da Zona Leste (Unifesp), integrado por comunidades religiosas, entidades da sociedade civil, parlamentares e pela população em geral, estará realizando neste sábado, dia 24 de março, às 9 horas,  o grande abraço simbólico no terreno da antiga metalúrgica da Gazarra, na Avenida Jacu-Pêssego, nº  2630, em Itaquera . O evento está cercado pela expectativa de aquisição da área por parte da Prefeitura para repassá-la a Unifesp.  
Essa área de 175 mil m² foi escolhida para receber o novo campus federal. A metalúrgica entrou em falência na metade dos anos 90 e suas instalações entraram em leilão. A Unifesp sinalizou que o terreno é apropriado e a Prefeitura declarou em julho de 2010 a área de utilidade pública para fins de desapropriação.


No entanto, um ano depois, o Ministério Público (MP) interrompeu o processo de desapropriação. O MP descobriu que o imóvel foi arrematado por uma empresa privada num leilão público em maio do ano passado por R$ 15,4 milhões, mas a Prefeitura planejava pagar R$ 62,1 milhões pela desapropriação.
O Movimento pela Unifesp Leste nasceu há quatro anos e tem como coordenador geral o líder religioso Antônio Luiz Marchioni, o Padre Ticão da Paróquia São Francisco de Assis, de Ermelino Matarazzo. Ao longo dos últimos anos foram realizadas, grandes reuniões públicas em diversos bairros e paróquias.
Essas plenárias registraram a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Unifesp, além de parlamentares de diferentes partidos. Também foram realizadas reuniões dos membros da comissão com autoridades da área de educação do governo federal, inclusive com o ex-ministro Fernando Haddad.
Com o Plano de Expansão de Universidades Federais pelo governo do presidente Lula o anseio da população da Zona Leste ganhou novo alento. Em dezembro de 2009, numa reunião com o chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que contou com participação do deputado Adriano Diogo (PT), da vereadora Juliana Cardoso (PT) e do Padre Ticão, o governo federal se comprometeu em implantar a universidade, desde que fosse celebrada parceria com a Prefeitura de São Paulo, que cederia o terreno.
Enquanto se aguarda com expectativa o anúncio oficial da compra da área, a Unifesp já está presente na região com a Escola de Cidadania em Ermelino Matarazzo e cursos de extensão voltados para educadores de ensino médio com atividades itinerantes em diferentes CEUs (Centros de Educação Unificados) da Zona Leste.
“A nova universidade vai atrair novos investimentos na região, com expectativa de provocar grande impulso no desenvolvimento econômico e social”, declara a vereadora Juliana Cardoso, presidente da Frente Parlamentar da Câmara Municipal pela Unifesp Leste. “A Zona Leste tem população de 4 milhões de habitantes, conta com 11 subprefeituras e população de mais baixa renda da cidade”.


2º Abraço em 2011 reuniu 800 pessoas dos mais diferentes bairros da Zona Leste.
Vereadora Juliana Cardoso, presidente da Frente Parlamentar da Câmara Municipal pela Unifesp Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário