quinta-feira, 22 de março de 2012

Sociedade civil terá voz na Rio+20

Representantes do governo, empresariado e sociedade civil participaram, na manhã desta quarta-feira (21) do terceiro debate temático promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) para Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Nossa ambição é que esta seja a conferência das Nações Unidas com maior participação da sociedade civil”, afirmou o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante a abertura do evento. O ministro destacou, ainda, que a presidenta Dilma Rousseff tem se envolvido pessoalmente nos preparativos do evento.

Sob o tema “Educação para mudanças no padrão de produção, distribuição e consumo” esta edição dos Diálogos Sociais contou com a presença de representantes das áreas de educação, meio ambiente e do setor empresarial. Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o tema é muito importante, principalmente possibilitar a aproximação do debate com o cidadão. “Esta discussão trata de escolhas individuais”, disse. “O apelo da inclusão social é feito pelo consumo, mas é importante lembrar que consumo não é consumismo: temos que possibilitar que as pessoas consumam com qualidade, com sustentabilidade”.

Também participaram do evento como painelistas o coordenador geral da Ação Educativa e membro do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira a Rio+20, Sérgio Haddad; a presidenta do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e membro da Comissão Nacional da Rio +20, Marina Grossi; a secretária de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony, e o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Manoel Cunha.

O papel da educação e das empresas tem tido destaque nos debates para a Rio+20, no que se refere à educação ambiental na compreensão da responsabilidade de disseminação de direitos e deveres individuais para a viabilização do desenvolvimento sustentável. O governo brasileiro, juntamente com a sociedade civil, está construindo a proposta de um novo modelo de desenvolvimento sustentável que será apresentada na Rio+20. O lema “crescer, incluir e cuidar” deverá ser o centro da proposição que contemplará os três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. (Fonte: MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário