sábado, 10 de março de 2012

Câmara aprova prêmio Heleieth Saffioti

 Muito importante a aprovação deste Projeto de Resolução  - Parabéns Vereadora Juliana Cardoso pela iniciativa.


Na última quarta-feira, dia  7 de março,  foi aprovado o Projeto de Resolução da vereadora Juliana Cardoso (PT), que cria o Prêmio Heleieth Saffioti. Trata-se de uma justa homenagem ao Dia Internacional da Mulher, cujo o prêmio em questão será entregue anualmente, em sessão solene, na segunda quinzena de março, a mulheres ou entidades de mulheres que tenham se destacado em ações de combate à discriminação social, sexual ou racial e na defesa dos direitos das mulheres no município de São Paulo.   
Heleieth Saffioti, socióloga e professora universitária, morta em dezembro de 2010, aos 76 anos de idade, foi pioneira do feminismo no Brasil. Audaciosa e pioneira, Heleieth gostava da política e fazia dela um debate constante, crítico e atualizado. “Fiquei muito feliz com a aprovação do projeto porque Heleieth deixou um legado teórico que beneficia a formação intelectual e política de nossas gerações e das gerações futuras”, ressalta Juliana Cardoso.
COMISSÃO
Para o Prêmio Heleieth Saffioti foi criada uma comissão que, anualmente, escolherá as premiadas. Esta comissão será composta por membros indicados pelas seguintes entidades: Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo; Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho E Mulher; Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher; União de Mulheres de São Paulo; Centro de Informação da Mulher; Marcha Mundial das Mulheres e Articulação Popular e Sindical de Mulheres Negras-APSMN – SP.
Diferentemente dos Projetos de Lei, os de Resolução são prerrogativas da Câmara Municipal e decididos pelos vereadores em única votação. Também não necessitam ser sancionados pelo poder executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário