sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Internautas acima dos 60 anos estão na Net mais tempo - JN Portugal

Cerca de 90% dos utilizadores da internet acima dos 60 anos são do sexo masculino e despendem mais de cinco horas semanais online.
De acordo com um estudo revelado pela empresa de segurança informática Panda Security, 98% dos utilizadores com mais de 60 anos revelam recorrer à internet para consultar o e-mail, 67% preferem pesquisar informação sobre actividades de lazer, 64% optam por ler notícias e 58% para realizar operações bancárias online.
A utilização de redes sociais ou a participação activa em fóruns e blogues não se encontram entre as actividades de eleição dos cidadãos seniores, segundo esta sondagem.
Os utilizadores acima dos 60 anos preferem quase exclusivamente o e-mail para conversar com amigos e com a família (98%) do que as redes sociais (28%), fóruns ou blogues (11%).
Os resultados revelam também que 66% dos idosos afirmam deter conhecimentos suficientes sobre a internet, e 74% admitem sentir-se seguros.
Entre os inquiridos, 54% dos utilizadores com mais de 60 anos afirma fazer compras 'online', sendo os pacotes de viagens a opção de compra preferida (62%).
Quando questionado sobre os principais problemas enfrentados ao comprar 'online', a maioria indicou as dificuldades em identificar os níveis de segurança e confiança dos sites onde decidem comprar (64%).
Outra dificuldade apontada foi a criação de 'passwords' fortes mas simples de recordar (51%), seguindo-se a utilização das plataformas de pagamento de compras online (44%), sendo que 41% destes utilizadores afirma utilizar a mesma 'password' para todas as suas contas online.
Quanto às ameaças mais perigosas na Web, a resposta mais comum são os vírus (92%), seguindo-se o roubo de identidade (83%), nomeadamente, o roubo de credenciais de e-mail e bancárias.
O 'spam' é outra fonte de preocupação (57%), assim como a segurança das transacções bancárias (50%).
De salientar ainda que 30% receia o contacto com estranhos e 11% têm receio de ser alvo de 'ciber-bullying'.
O estudo realizado em Novembro e Dezembro de 2010, questionou 16850 utilizadores da internet com mais de 60 anos acerca das suas actividades favoritas na Web, para além dos principais problemas que enfrentam para se adaptar a este novo ambiente digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário