terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Plataforma de Tecnologia Social (PTS)

Plataforma de Tecnologia Social (PTS) Dezembrode2010
* Prof. Marcos César, Diretor da UNIFESP Guarulhos, Pimentas, SP, Alto Tietê.
l)=As ações de extensão promovidas pela Universidade Federal de São Paulo. se pensadas de modo a abranger a reaião da Zona Leste e. Alto Tietê, ou seja,
num espectro de ação que integre o Campus Zona Leste da UNIFESP com o Campus Guarulhos da UNIFESP, abrangendo Ermelino Matarazzo, São Miguel, Itaquera, Lajeado e Pimentas, permitirão à Universidade pode projetar um programa de ação integrada em extensão e pesquisa baseada numa Plataforma de Tecnologia Social (PTS). Essa PTS permitirá aos atores institucionais envolvidos com o projeto buscar parceiros estratégicos para a sua implementação, fixando metas de curto, médio e longo prazo.
2)= Definicão Conceitual de Plataforma de Tecnololda Social:
Plataformas de Tecnolosda Social articulam experiências e projetos de extensão universitária com programas de educação não-formal, proporcionando às comunidades participação ativa em processos de reorganização do cotidiano com base em pressupostos obtidos da formação oferecida pela Universidade.
A Universidade compartilha o conhecimento Que produz por intermédio da peSQuisa sistematizada. A pesquisa universitária praticada nas PTS é denominada pesquisa-ação, que tem características peculiares, adaptadas ao universo da extensão. Trata-se de princípio investigativo que produz conhecimento a partir da base de dados que os próprios programas de extensão geram na dinâmica de atendimento local. Ou seja, trata-se de um programa de produção de diagnósticos sociais com base na intensa escuta da demandas locais.
Cada PTS e:era conhecimento e técnicas de aeão plenamente apropriáveis pelas comunidades beneficiárias justamente porque esses conhecimentos são produzidos após uma série de oficinas de integração comunitária, que têm metodologia própria para a consulta às populações do entorno institucional.
O conhecimento obtido por meio das atividades de extensão torna-se tecnologia social à medida que o conhecimento produzido com a participação da comunidade torna-se utilizável pelos membros da comunidade nos processos de resolução de problemas cotidianos. Por isso, a Universidade organiza o diálogo com a comunidade de modo a evitar dispersão, excesso de abrangência ou a projeção de expectativas que a Instituição legalmente está impedida de atender. Por isso, a Universidade tem estratégias de ação e opções temáticas que orientam sua inserção e particularizam a "sua" Plataforma de Tecnologia Social.
3)= Essa Plataforma de Tecnologia Social tem a seguinte estrutura
 
Método de trabalho:
·         Organiza atividades de pesquisa-ação e extensão com base em dois parâmetros organizadores:
a)      Nascer e crescer nas periferias metropolitanas: programa de extensão que fomenta subprojetos envolvendo crianças e adolescentes, famílias, mães e educadores de creches, bem como profissionais de instituições de guarda, internação, reclusão e saúde de populações infanto-juvenis;
b)      A maturidade e o envelhecimento nas periferias metropolitanas: programa de extensão que fomenta subprojetos voltados para o tema da qualidade de vida nos processos de envelhecimento vividos em condições urbanas específicas, nesse caso, nas grandes periferias urbanas.
·         Organiza redes de integração em extensão em núcleos de acompanhamento das condições de vida, mantendo sempre uma perspectiva geracional de abordagem:
c)      Infância: promovendo a integração entre mestrandos e doutorandos da UNIFESP que pesquisam o tema infância para que seus projetos interajam com crianças e suas famílias situadas na zona de abrangência da PTS;
d)      Juventude: promovendo aintegração entre mestrandos e doutorandos da UNIFESP que pesquisam o tema adolescência para que seus projetos interajam com jovens e suas famílias situadas na zona de abrangência da PTS;
e)      Envelhecimento: promovendo a integração entre mestrandos e doutorandos da UNIFESP que pesquisam o tema envelhecimento para que seus projetos interajam com idosos e suas famílias situadas na zona de abrangência da PTS.
4)= No âmbito das PTS a Universidade é chamada a exercer um papel formador específico, que diz respeito à formação continuada que se oferece aos agentes individuais e coletivos que, em relação à comunidade, se tornam multiplicadores de conhecimento e estratégias para a resolução de problemas. A PTS mantém um processo de formação para a ação cuja denominação internacionalmente é conhecida como Pedagogia Social.
·         Nessa PTS um Laboratório de Pedagogia Social se estrutura com base em dois pressupostos de ação:
a)      Oferecer cursos de formação continuada visando acrescentar conhecimento sistematizado para as organizações sociais, organizações não-governamentais e movimentos sociais comprometidos com a melhoria das condições de vida das três faixas de idade abordadas (infância, juventude e velhice);
b)      Organizar as oficinas de integração comunitária, mencionadas acima, através das quais a Instituição coleta manifestações concretas da comunidade capazes de indicar aspectos que demandam conhecimento especializado sobre problemas específicos. 
 
  5 = Rede de extensão:
·         Com base no repertório de palavras-chave produzido pelo Laboratório de Pedagogia '-' Social a PTS busca na própria Instituição projetos de extensão que contam com expertise acumulada na Universidade e os replica às comunidades locais, como por exemplo:
a)      Projetos relacionados ao tema drogadição;
b)     Projetos relacionados ao tema saúde da mulher;
c)      Projetos relacionados ao tema saúde de moradores de rua;
d)     Projetos relacionados ao tema arte-educação;
e)      Projetos relacionados à educação de jovens e adultos;
f)      Projetos relacionados ao tema saúde da criança;
g)      Projetos relacionados ao tema saúde do adolescente;
h)     Projetos relacionados ao tema gestação precoce; etc.
6)= Com base na mobilização de adolescentes egressos do ensino médio e interessados em cursar o ensino superior oferece:
a)      Cursinho Popular Pré- Vestibular mantido pela Instituição com a cooperação de
alunos da UNIFESP;
b)     Programas voltados ao primeiro emprego e estágio profissional;
c)      Programas voltados à formação artística e cultural;
d)     Programas voltados à inclusão digital;
e)      Programas voltados ao ensino de língua estrangeira;
f)      Programas voltados para a formação musical;
g)      Programas de ação educativa para adolescentes em conflito com a lei.
7)= A PTS se completa com duas importantes unidades de ação integrada: • Observatório de Políticas Públicas. Memória e Desenvolvimento Local:
Voltado para a pesquisa de políticas públicas, memória e planejamento para o desenvolvimento, o Observatório é constituído por professores da Instituição, lideranças comunitárias, técnicos obtidos em convênios de cooperação com as diferentes esferas governamentais, educadores da região e estudantes universitários.
O Observatório, para além de reunir dados da região de inserção da PTS promove estudos sobre vários problemas que afligem a população local como aqueles relacionados à empregabilidade, condições de habitação, escassez de serviços públicos disponíveis, demandas por atividades culturais, degradação do meio ambiente mantendo interlocução direta com os movimentos sociais da região.
O Observatório mantém um acervo importante para a organização dos estudos na PTS. No caso específico dos Campi envolvidos, o acervo do Observatório tem por base: 
a)      Planos Diretores Regionais, com suas respectivas metas, que já têm um histórico de elaboração com base na participação popular e que está conectado historicamente às demandas da região;
b)      O Plano de Desenvolvimento Educativo Local elaborado ao longo de quatro seminários desde 200 I pelo Fórum da Educação da Zona Leste;
c)      O Programa de Desenvolvimento Econômico da Zona Leste, através dos seus projetos já institucionalizados a partir das Leis da Operação Urbana Rio V erde-J acu e Incentivos Seletivos para a Zona Leste, com consulta às entidades que integravam os Conselhos Gestores criados na época em que o plano vigorou;
d)      As propostas aprovadas na Conferência Municipal de Cultura e Pré-ConferÊncias das Macro-Regiões te 2 da Zona Leste, realizadas no primeiro semestre de 2004;
e)      Os indicadores sociais da região de emprego e renda divulgados anualmente pela Fundação SEADE;
f)       Os diagnósticos e metas que integram o Plano de Assistência Social dos Municípios de São Paulo e Guarulhos
Com a reunião dos dados mais importantes que dizem respeito às condições de vida da zona de inserção da PTS bem como das políticas públicas formuladas e implementadas para dar conta das necessidades sociais dos moradores locais pretende-se, por um lado, municiar melhor os estudantes, tanto os da Universidade como os das escolas locais, como também os professores da região, com informações relevantes sobre a realidade local, seus problemas e seu potencial em direção à superação da situação atual.
De outro lado, o conjunto de informações pode subsidiar o poder público local e as lideranças comunitárias na formulação de estratégias de enfrentamento das graves questões que afetam moradores mais pobres da localidade.
Para esses últimos é possível criar ferramentas específicas visando a acompanhar, compreender, monitorar e interferir nas políticas públicas voltadas para planejamento urbano, habitação, saneamento básico, meio ambiente, saúde, segurança, transporte, sistema viário, trabalho, promoção social, educação e cultura.
Em todas as experiências institucionais que se valeram da implantação de observatórios foi possível estimular líderes comunitários, educadores e alunos a conhecerem melhor a realidade da região onde moram, lecionam ou estudam, facilitando-Ihes ao cesso a materiais que garantam conhecimento especifico para participar de Conselhos Gestores de Equipamentos Públicos.
Foi possível também incentivar a postura investigativa dos líderes comunitários, professores e alunos das escolas locais, bem como estimular a preservação da história, memória e tradições locais, favorecendo ações cuidadosas em relação ao tema "identidade local".
Mas, sobretudo, a experiência de instalação de Observatórios tem favorecido a elaboração pelas próprias pessoas e instituições da comunidade de projetos de desenvolvimento que promovem a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Some-se a isso, a inegável democratização no acesso, a todo cidadão, aos resultados de pesquisas banco de dados e ao conhecimento acumulado sobre a região, de modo a favorecer a identificação entre as pessoas do entorno e a massa de informações produzida institucionalmente.

Programa de Especialização em  Demandas  Sociais 

Gradativamente , a Universidade pode oferecer curso de especialização (senso lato) voltados diretamente para a formação de profissionais altamente especializados em temas como:

1 Prevenção de violências  contra crianças e adolescentes
2 Prevenção de drogadição
3 Atendimento Educacional a crianças e adolescentes com deficiência 
4 Atendimento escolar para crianças cronicamente doentes
5 Economia solidária 
6 Direitos Sociais aplicados á infância e juventude
7 Terapias e procedimentos de acompanhamento ao idoso
8 Educação Infantil e Técnica de berçário etc

Por fim, as Plataformas de Tecnologias Sociais são                   
Ambiente acadêmicos propícios à integração com parceiros internacionais importantes, fundamentais para a captação de recursos para projetos sociais em andamento. 
Os cursos de extensão e de especialização podem ser projetados em duas perspectivas 
a) Destinados ao público alvo do entorno universitário
Destinados a parceiros nacionais e internacionais que possam freqüentar a Instituição para aprender  organizar cursos de extensão e de especialização com enfoque e com as técnicas acumuladas pela   Universidade que, reconhecidamente, tem experiência consolidada nesse campo de atuação.  ..
Ao estabelecer termos de cooperação com projetos similares da África e da America Latinaa Universidade se habilita a fundos específicos provenientes da União Européia e dos EUA.       

Em relação ao tema deficiência a PTS aqui projetada torna o projeto candidato a receber uma cátedra UNESCO voltada para a educação de crianças com deficiências.
Desse modo o Vale do Alto Tietê que engloba a Zona Leste de SãoPaulo e a região dos Pimenta de Guarulhos tende a ser reconhecido como um polo nacional e internacional de extensão universitária
O MOVIMENTO DE INSTALAÇÃO DA UNIFESP NA ZONA LESTE agradece o PROFESSOR MARCOS CESAR DIRETOR DA UNIFESP -GUARULHOS 



Movimento de Instalaחדo da UNIFESP na Zona Leste agradece ao Prot. Marcos Cיsar, Diretor da UNIFESP-Guarulhos, Pelo texto sobre o PTS que serב um excelente instrumento para articular as UNIVERSIDADES na Zona Leste e Alto Tietך.


Nenhum comentário:

Postar um comentário