domingo, 20 de fevereiro de 2011

Recolhimento seletivo - Noticias de Portugal - Diario de Noticias 21/02/2011

Reciclagem No final de 2013, apenas os vidrões...

Lisboa alarga recolha porta a porta para tirar ecopontos da rua até 2013

por INÊS BANHA Hoje
Retirar até 2013 todos os ecopontos, à excepção dos vidrões, da via pública. É este o objectivo da Câmara Municipal de Lisboa, que, para isso, alargará progressivamente a toda a cidade a recolha selectiva de resíduos porta a porta (embalagens e papel/cartão). A iniciativa, que permitirá aumentar as receitas da autarquia, não acontecerá noutros municípios contactados pelo DN, que manterão os dois sistemas em simultâneo.
Foi na segunda-feira que a freguesia de S. João de Brito passou a estar totalmente abrangida pela recolha selectiva porta a porta. A próxima será a de Alvalade, em Abril. Segundo disse ao DN João Camolas, assessor do gabinete do vereador Sá Fernandes, o projecto acarreta diversas vantagens, nomeadamente económicas.
No "porta-a-porta, há um investimento inicial em termos de equipamento". Porém, "são libertados pontos de recolha de papel e embalagens dos ecopontos e há uma reestruturação e optimização dos circuitos de remoção porta a porta", a que se acrescenta "um aumento de quantidades" recolhidas, o que se traduz num aumento das receitas, explicou o assessor.
O facto é que, só no ano passado, o município obteve uma receita de 3,7 milhões de euros "como resultado da entrega dos produtos recolhidos selectivamente" - com e sem porta a porta -, conseguindo economizar 5,3 milhões de euros "no que se refere às despesas com o tratamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos".
Mas, mais do que económicas, as vantagens são ambientais. Para além de existir mais material passível de ser reciclado, também a cidade fica mais limpa. Basta lembrar, por exemplo, o lixo que normalmente se acumula em torno dos ecopontos (montureira), e que os torna em "focos de insalubridade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário